This post has already been read 300 times!

VV02 Decollage VEGA shelter en ZL le 06/05/2013

observatory_150105O segundo voo do mais novo veículo lançador da ESA enviou com sucesso três diferentes satélites ao espaço. O lançamento aconteceu às 02:06 GMT, do dia 7 de Maio de 2013 desde o Espaçoporto da Europa em Kourou, na Guiana Francesa, onde o foguete Vega levou dois satélites de observação da Terra, o Proba-V da ESA, e o VNREDSat-1A do Vietnam, e o primeiro satélite da Estônia, o ESTCube-1, para serem colocados em órbitas distintas. A complexa missão necessitou de um foguete com cinco estágios superiores para que o voo durasse o dobro do primeiro lançamento que aconteceu em Fevereiro de 2012.

Os oficiais da ESA disseram que o sucesso da missão demonstra a versatilidade do foguete Vega.

VV02 lct

“Esse é mais um grande dia para a ESA, para seus Estados Membros e para a Europa”, disse Jean-Jacques Dordain, Diretor Geral da ESA. “Graças às decisões tomadas pelos Estados Membros, a ESA e a indústria europeia estão demonstrando mais uma vez sua capacidade de inovação. Entre os Estados Membros podemos fazer uma menção especial para a Itália que liderou o programa Vega, à Bélgica que é líder no projeto Proba, e a França que tem liderado o desenvolvimento e a manutenção do espaçoporto europeu em Kourou. Nós também estamos muito orgulhosos de ter sido possível lançar com sucesso o primeiro satélite para a Estônia”.

Os três estágios de combustível propelente sólido realizaram seus trabalhos de forma impecável e depois de duas queimas do estágio superior de propelente líquido, o Proba-V foi colocado em sua órbita circular a uma altura de 820 km, sobre a costa oeste da Austrália, 55 minutos depois do lançamento.

VV02 lct

Após lançar o Proba-V, o estágio superior realizou uma terceira queima e a metade superior do domo em forma de ovo do Vega Secondary Payload Adapter foi ejetado. Após a quarta queima para entrar numa órbita circular, a uma altitude de 704 km, o satélite VNREDSat-1A foi lançado, 1 hora e 57 minutos depois do lançamento do foguete. O ESTCube-1 foi ejetado para a sua órbita três minutos depois.

A quinta e última queima colocou o estágio superior em uma trajetória para garantir uma reentrada segura que está de acordo com as novas regulações sobre mitigação de detritos espaciais.

Fonte:

http://www.universetoday.com/101986/esas-vega-rocket-launches-five-satellites-to-space/

alma_modificado_rodape105

Deixe uma resposta

Outros canais de comunicação

%d blogueiros gostam disto: